Pesquisadores

Ana Claudia Souza Vazquez

Núcleo de Estudos em Psicologia Organizacional e do Trabalho (NEPOT/UFCSPA): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6037370258957149
Linhas de pesquisa: Desenvolvimento, validação e normatização de instrumentos de avaliação em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) e Gestão de Pessoas e Saúde do Trabalhador na perspectiva da Psicologia Positiva
Principais áreas de interesse: Aprendizagem e Desenvolvimento de competências, Desenvolvimento Humano no Trabalho, Processos de Avaliação em Psicologia Positiva e Gestão Estratégica de Pessoas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4802561480762409

Ana Paula Porto Noronha

Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco - USF
Linha de pesquisa: Avaliação em Psicologia Educacional.
Principais áreas de interesse: Psicologia Positiva, Forças de Caráter, Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700395T6

Bruno Figueiredo Damásio

Laboratório de Psicometria e Psicologia Positiva (LP3) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Principais áreas de interesse: Construção, adaptação e validação de instrumentos psicológicos; Modelagem por Equações Estruturais e Teoria de Resposta ao Item. Sentido de vida e bem-estar

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9348355553706528

Carolina Rosa Campos

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco - USF
Linha de pesquisa: Construção, validação e padronização de instrumentos de medida;
Principais áreas de interesse: Atuação em Medidas e Instrumentos em Avaliação Psicológica; 
Populações específicas; Educação inclusiva; Pessoas com deficiência; Educação

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6401036421894772

Caroline Tozzi Reppold

Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica/UFCSPA; PPG Psicologia e Saúde/UFCSPA; PPG Ciências da Saúde/UFCSPA; PPG Ciências da Reabilitação/UFCSPA

Principais áreas de interesse: Fundamentos e Medidas em Psicologia, relacionadas à construção e busca de evidências de validade de instrumentos de avaliação psicológica e à Psicologia Positiva. Construtos e intervenções em Psicologia Positiva nas áreas da Saúde e da Educação. Estudos sobre Resiliência e regulação emocional.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0903853565166005

Clarissa Pinto Pizarro de Freitas

Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira
Principais área de interesse: Psicologia Organizacional Positiva; Psicometria

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0204151320806316

Clarissa Socal Cervo

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), com atividades na graduação, pesquisa e extensão. Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Experiência como consultora organizacional com atuação em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Pessoal, de Equipe e Desenvolvimento de Liderança. Consultora em Empresas Familiares. Temas de interesse: Desenvolvimento Humano no Trabalho, Vínculos Organizacionais, Cultura e Clima Organizacional, Engajamento no Trabalho, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia Positiva aplicada às Organizações, Cooperação e Trabalho Digno no ambiente laboral. Atualmente investiga as relações entre engajamento no trabalho, singularidade colaborativa e trabalho digno.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0217047294016124

Claudette Vendramini

Mestre em Estatística e Doutora em Educação pela UNICAMP. Atua como docente na graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade São Francisco-USF. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente em: educação estatística, ensino superior, avaliação educacional e em larga escala. Atualmente é membro da Comissão Técnica de Acompanhamento e Avaliação (CTAA/INEP/MEC), coordenadora do programa de Avaliação Discente da USF e coordenadora brasileira do International Statistical Literacy Project (ISLP).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0458280543971286

Claudia de Moraes Bandeira

Doutora e mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e especialista em Psicoterapia de Abordagens Sistêmicas pela Prontamente Clínica da Família. Possui experiência na área de psicologia, como psicoterapeuta de família, crianças, adolescentes e adultos. Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Social e da Personalidade, Desenvolvimento infantil, Desenvolvimento Positivo, Psicologia Positiva, Avaliação Psicológica, Família, Gênero e Bullying.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4224388625789293

Claudia Hofheinz Giacomoni

É professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui mestrado e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com realização de período de estágio sanduíche na Yale University.

Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva (NEPP/UFRGS): http://www.ufrgs.br/nepp/

Linhas de pesquisa: Psicologia Positiva, Avaliação Psicológica (Construção, Adaptação, Validação e Normatização de Instrumentos) e Desenvolvimento Infantil e Adolescente (Aspectos de Saúde).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8320859528232885

Claudio Simon Hutz

Laboratório de Mensuração do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Principais áreas de interesse: Psicologia Positiva, Avaliação Psicológica com ênfase em personalidade

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1765240982566218

Cristian Zanon

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco - USF
Principais áreas de interesse: Bem-Estar Subjetivo, Big Five, Desenvolvimento Sócio-emocional e Psicometria

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0250625483575345

Daniela Cristina Campos

Possui mestrado e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialização em Gestão de Pessoas e Qualidade em Serviços pela Faculdade Cambury e graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Membro do Grupo de Trabalho em Avaliação em Psicologia Positiva pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia. Professora efetiva da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC- Goiás) e Faculdade Estácio de Sá (FESGO).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4212242129073874

Daniela Zanini

Possui doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde (2003) e Pós Doutorado (2008) pela Universidad de Barcelona (Espanha). Atualmente é professora Adjunto II da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Avaliação e Intervenção em Saúde (GPAIS).

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica e Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente com os seguintes temas: avaliação psicológica, psicologia positiva, fatores de risco e proteção à saúde e resiliência.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8399407321735975

Douglas da Silveira Pereira

Núcleo de Pesquisa em Novas Arquiteturas Pedagógicas - Universidade de São Paulo - USP
Principais áreas de interesse: Felicidade, Sentido de vida, Bem-estar em Professores e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9029981351090958

Gabriela Fabbro Spadari

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC-Campinas
Linha de pesquisa: Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica
Principais áreas de interesse: Avaliação Psicológica, Psicologia Clínica Cognitivo Comportamental e Psicologia Organizacional e do Trabalho. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4578579473801154

Helenides Mendonça

Grupo de Estudos em Psicologia Organizacional, Trabalho e Saúde (GEPOTS) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-Goiás.
Linhas de pesquisa / Principais áreas de interesse: Saúde e bem-estar do trabalhador; Construção, adaptação e validação de instrumentos psicológicos; Psicologia Organizacional Positiva com foco nos antecedentes e consequentes do bem-estar no trabalho.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3487676973485005

Larissa Sanford Ayres Farina

Mestre e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade no PPG Psicologia UFRGS e participante de dois grupos de pesquisa: Laboratório de Mensuração (UFRGS) e Núcleo de Estudos e Intervenção em Carreira (UFRGS). Vivência Internacional de 18 meses: realização de cursos na área de Grupos de Aconselhamento, Negócios e Recursos Humanos nos Estados Unidos. Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas - FGV (2007) e em Dinâmica dos Grupos - SBDG (2010). Atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia Positiva, Psicologia Organizacional e Orientação Profissional e de Carreira.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1352184632154144

Letícia Lovato Dellazzana Zanon

É Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Curso de Graduação em Psicologia da PUC-Campinas desde 2015. É pesquisadora do grupo de pesquisa Psicologia da Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas. É membro do grupo de trabalho Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). É Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e Mestre pela mesma instituição (UFRGS, 2008). Atua na área de Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase em desenvolvimento do adolescente, construção do projeto de vida e desenvolvimento de programas de intervenção. Mãe de dois filhos, esteve em licença maternidade em 2012 e 2016.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7738167015455111

Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria

Mestrado Interdisciplinar em Saúde da Unievangélica (Centro Universitário de Anápolis); área de concentração: Saúde e comportamento.
Principais área de interesse: Saúde Mental, Avaliação Psicológica e Psicologia Positiva;

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0726485527435503

Micheline Roat Bastianello

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Linhas de pesquisa: avaliação psicológica, adaptação, padronização e validação de instrumentos de avaliação psicológica e personalidade, psicologia da saúde e clínica, psicologia positiva. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em pesquisa, avaliação psicológica, psicodiagnóstico, psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos jovens, interdisciplinaridade, promoção de saúde.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1187964482711043

Narbal Silva

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho com Pós Doutorado em Psicologia Positiva nas Organizações, no Trabalho e em outros Espaços de Vida. Atualmente é professor Titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi editor da Revista Psicologia: Organizações e Trabalho. Atua principalmente nas áreas de: Psicologia Positiva nas organizações, no trabalho e em outros espaços de vida; Felicidade, Esperança, Significado, Sentido e Flow nas organizações, no trabalho, e em outras instâncias da vida.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3161681615777689

Rita Pimenta de Devotto

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas

Linhas de pesquisa: Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica

Principais áreas de interesse: Psicologia Organizacional e do Trabalho, Comportamento organizacional, Redesenho do Trabalho (Job crafting), Engajamento no Trabalho, Criatividade.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9898788945921153

Solange Muglia Wechsler

Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas na PUC-Campinas
Linhas de pesquisa: construção de testes psicológicos e desenvolvimento de programas para as seguintes áreas: criatividade, inteligência, talentos, estilos cognitivos, liderança, altas habilidades, superdotação, temperamento e psicologia positiva.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8649532766623043

Tatiana de Cassia Nakano

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas
Principais área de interesse: Criatividade, Altas habilidades/superdotação, Inteligência, Competências socioemocionais

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8092049870780985

Wagner de Lara Machado

Doutor em Psicologia (UFRGS, 2013) e Pós-doutorado como consultor de análise quantitativa de dados e psicometria (UFRGS, 2015). Atualmente é professor da Escola de Ciências da Saúde, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Compõe a linha de pesquisa Teorias, Técnicas e Intervenções em Psicologia Clínica e é coordenador do Grupo de Pesquisa Avaliação em Bem-estar e Saúde Mental (ABES). Seus projetos de pesquisa organizam-se em três eixos: 1) construção e validade de medidas em bem-estar e saúde mental; 2) preditores e correlatos do bem-estar e da saúde mental; e, 3) métodos inovadores na pesquisa em bem-estar e da saúde mental. Possui interesse nas áreas de psicometria, bem-estar, saúde mental e ciência de dados.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5116682938541081

Rua Ramiro Barcelos, 2600, Porto Alegre/RS
abpsicologiapositiva@gmail.com